Mendonça Prado apoia piso salarial dos agentes de saúde
O deputado Federal Mendonça Prado votou ontem pela aprovação da PEC 391/09 que cria o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. A matéria que estava parada há sete meses para análise do deputado Vicente Arruda, relator da proposta, finalmente foi apreciada pela CCJC. Um dia antes da aprovação, o parlamentar recebeu em seu gabinete a visita de agentes de saúde em seu gabinete.
Para Mendonça Prado, os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias têm um papel relevante na ação preventiva e no acompanhamento da saúde das pessoas que residem nos pontos mais longínquos das cidades brasileiras. “Eles conhecem como nenhum outro profissional as características dos seus concidadãos e as suas necessidades. Eles são responsáveis pela eficiência das estatísticas e pela organização dos bancos de dados que propiciam uma melhor gestão no setor de saúde pública do Brasil” disse Mendonça.
Agora a PEC será submetida ao plenário da Câmara e posteriormente será encaminhada para exame do senado. O parlamentar sergipano que já está engajado na luta que beneficia os agentes, também exige de estados e municípios uma participação maior e mais responsável na gestão administrativa. “Eles devem receber cursos de aperfeiçoamento e atualização de forma mais constante, além de gratificações que são concernentes a atividade. A gratificação de insalubridade deve ser obrigatória e o administrador que não pagar deve ser punido exemplarmente” concluiu Mendonça Prado.
Por Carla Passos
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa
Fonte: Faxju