Segunda etapa da vacinação infantil contra a pólio acontece neste sábado
O próximo sábado, 19, é dia de mobilização da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas aos postos para receberam a dose da vacina que garante a imunidade contra a paralisia infantil. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará a abertura da campanha no município de Estância, às 8h, na Escola Maria Izabel Nabuco D'Ávila (Rua Mário Batista, s/n, próximo ao forródromo da cidade).
Assim como na primeira fase, ocorrida em junho deste ano, a meta é vacinar 95% das crianças nessa faixa etária. Em Sergipe, esse percentual corresponde a cerca de 186 mil crianças, já que a população infantil menor de cinco anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é estimada em 196.483. Segundo a gerente do Programa Estadual de Imunização, Sândala Oliveira, na primeira etapa, o Estado atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, conseguindo vacinar 95,66% do público alvo.
A expectativa da SES é que o percentual de cobertura estabelecido pelo MS seja alcançado até 30 de setembro, já que houve o adiamento da data da segunda etapa da campanha, antes prevista para o dia 22 de agosto. "Quando o governo federal suspendeu o dia de mobilização, os municípios já haviam iniciado a vacinação na zona rural. Então, como as ações não foram interrompidas, a meta será cumprida mais rapidamente", explicou Sândala.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e em toda a América Latina. Esse resultado é uma consequência das campanhas de vacinação realizadas desde a década de 1980. Mesmo assim, é importante vacinar as crianças. O slogan divulgado pelo Ministério da Saúde para essa segunda etapa é "Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar".
A vacina
Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a poliomelite está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e nas campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que até os cinco anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.
Esses reforços são importantes porque a poliomielite é transmitida por três tipos de vírus. Se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um deles, com as várias doses, ela tem oportunidade de se proteger. O Ministério recomenda que crianças que estejam com febre ou alguma infecção procurem um médico antes de receberem as gotinhas. Sob orientação profissional, a vacinação desse paciente pode ser adiada para quando ele estiver melhor.
Com informações do Ministério da Saúde*