Sergipe recebe kits para Pesquisa Nacional de Saúde Bucal

kit A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já recebeu os kits a serem distribuídos entre os técnicos de Sergipe que realizarão a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. O estudo se concentrará em Aracaju e Arauá. Os kits são compostos por avental de identificação da pesquisa, boné, skeeze (garrafinha) e protetor solar.

Tereza Mesquita, gestora da Atenção Básica da SES, alerta que a população desses dois municípios não precisa temer em receber os pesquisadores. “Eles estarão devidamente uniformizados com avental semelhante ao dos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com boné e palm-top (computador de mão) disponibilizado pelo instituto”, disse.

Já foram realizadas duas capacitações com os técnicos que irão fazer a pesquisa nos territórios contemplados. A primeira aconteceu em dezembro do ano passado para a apresentação do projeto e a segunda, em março deste ano, para os chamados calibradores, que vão ministrar os próximos treinamentos para os pesquisadores.

“Ainda serão realizadas mais três oficinas com as equipes de pesquisadores, antes de saírem a campo. À medida que forem participando deste último treinamento, já vão iniciar a pesquisa nos dois municípios”, informou Tereza Mesquita, que também compõe a equipe de calibradores da Secretaria de Estado da Saúde. 

As oficinas acontecerão de 17 a 21 de maio para quatro equipes de Aracaju; de 24 a 28 de maio para mais quatro da capital e duas de Arauá; e de 7 a 11 de junho para as quatro equipes restantes de Aracaju. “Cada grupo é formado por um dentista e um auxiliar de saúde bucal (ASB). Devido ao número alto de habitantes da capital, Aracaju terá 12 grupos, dez irão a campo e dois ficarão de reserva para eventuais problemas”, explicou a gestora.

Fonte: ASN
Fotos: Márcio Garcez/Saúde

Tecnologia do Blogger.