Agentes Comunitários de Saúde de Campo do Brito participam de capacitação
Hoje, dia 14, os Agentes Comunitários de Saúde do Programa Estratégia de Saúde da Família de Campo do Brito participaram da primeira aula do curso técnico para formação em Agente Comunitário de Saúde oferecido pela FUNESA (Fundação Estadual de Saúde) por meio da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS-SE).
Neste curso os profissionais aprenderão um pouco sobre a historia do SUS e a importância do trabalho dos agentes de saúde. Sendo que ao final da capacitação os mesmos receberão o diploma de Agente Técnico de Saúde, que terão a oportunidade de se tornarem profissionais mais competentes para atuarem na área da saúde no município e ajudarão a consolidar ainda mais a política pública de saúde, pois esses profissionais são os grandes disseminadores de informação sobre cuidados com a saúde nas áreas onde atuam.
O curso técnico para formação em Agente Comunitário de Saúde, possui carga horária de 1200 horas divididas em três módulos, que será administrado todas as tardes no Colégio Estadual Guilherme Campos. A previsão é que o primeiro módulo seja concluído em dezembro, já que tem duração de 400 horas. Os outros dois módulos estão planejados para 2011 e 2012, dando continuidade ao trabalho.
Participam juntamente com os ACS de Campo do Brito os Agentes Comunitários de Saúde do município de São Domingos e reunidos, os Agentes receberam inicialmente o material, como bolsa, apostila e camisa do curso.
O curso de Formação Inicial em Agente Comunitário de Saúde está sendo realizado nos 75 municípios sergipano, sendo 2.800 alunos, mais de 130 docentes e aproximadamente 260 tutores.