Agentes Comunitarios de Saúde recebem homenagem

"Sem essa categoria de trabalhadores, não há saúde adequada", disse hoje (5) o deputado Dr Charles (PTB) ao saudar os agentes comunitários de saúde e de vigilância ambiental em saúde, esta manhã, na abertura da sessão solene em homenagem ao segmento, promovida por seu gabinete.

A comemoração toma como referência o Dia do Agente Comunitário de Saúde - celebrado anualmente em 4 de outubro, data da regulamentação da profissão por meio do Decreto Presidencial nº 3.189/1999. "Esses trabalhadores constituem o elo entre a comunidade e o governo. Estão em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção à saúde", justificou Dr Charles em seu requerimento.

O presidente do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental e dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindvacs), Wanderman Valério Martins, disse que, embora a categoria venha dando sua contribuição à redução das filas nos hospitais e seja uma das mais bem pagas do país, seu salário está muito aquém dos salários pagos pelo GDF e que por isso "só sossegarão com a equiparação salarial".

Enquanto não sair a equiparação, segundo Wanderman, vão usar uma tarja preta e reduzir as visitas domiciliares, para que a comunidade tenha ciência de "que a saúde está morrendo". Outro pleito do sindicato, segundo adiantou, é a redução da carga horária de 40 para 30 horas.

"Somos a base da saúde no Brasil: mais do que prevenção, levamos cidadania às pessoas, explicando como funcionam as políticas públicas da área", afirmou Aldemir Domício da Silva, vice-presidente do Sindivacs. Ele ainda lembrou a importância de uma maior valorização da profissão.

O representante dos agentes comunitários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Álvaro Lázaro Assis, disse que há mais de 30 anos na área esta é a primeira vez que vê o Estado proporcionando uma justa homenagem a uma categoria tão trabalhadora, que exerce função tão importante no campo da prevenção da saúde.

Ao final dos trabalhos, o deputado Dr. Charles (PDT) entregou moções de louvor a diversos agentes comunitários que se destacaram no desempenho de suas funções.

Denise Caputo - Coordenadoria de Comunicação Social

Tecnologia do Blogger.